segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CORPO HUMANO/SAÚDE


ALIMENTAÇÃO


Pirâmide Alimentar
A pirâmide alimentar é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável.
Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantirmos que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diária, a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos), preconiza o consumo das seguintes porções diárias de alimentos que compõem a Pirâmide Alimentar:





Grupo 1: A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Consuma de 6 a 11 porções diariamente.
1 porção de pães, cereais e massas: 1 fatia de pão ou ½ xícara (chá) de cereais (tipo granola) ou ½ xícara (chá) de arroz ou ½ xícara (chá) de macarrão cozido.

Grupo 2: Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Consuma de 3 a 5 porções diariamente.
1 porção de vegetais: 1 xícara (chá) de folhas cruas ou ½ xícara (chá) de vegetais cozidos

Grupo 3: Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Consuma de 2 a 4 porções diariamente.
1 porção de frutas: 1 fruta fresca ou ¾ xícara (chá) de suco (extraído da polpa)

Grupo 4: Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de carne, feijão e nozes: 1 filé pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou ½ xícara (chá) de feijão (ou substituto) ou ½ xícara de nozes ou castanhas.

Grupo 5: Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de leite e derivados: 1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos)

Grupo 6: Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidrados e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com moderação.
1 porção de gordura: 1 colher (sopa) manteiga, margarina ou maionese
Ressalta-se o número de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Em função das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias.
Fontes:
Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco - Ana Maria G. S. Simões


HIGIENE


 Higiene  é  um  conjunto  e  técnicas  para  evitar  doença  infecciitosas  usando desinfecção,  esterilização e outras mitos de limpeza com  o objetivo de conservos e fortificar a saúde. De origem grega  que significa hyguinos,o que é saudável.É derivado da deusa grega da saúde, limpeza  e sanitariedade, híga. 
Tipos de higiene
Pessoal  
              É um conjunto de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde,por ser um fato de importância no nosso dia a dia, acaba  por influenciar no relacionamento entre pessoas pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em caráter individuais como:
  •      Banho- tomar banho diariamente –devemos utilizar  sabonete neutro
  •    Assepsia-o uso de desodorante é bastante útil especialmente de verão
  •   Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeiçoes.
  • Higiene Oral-os dentes e a boca devem ser escovados depois das refeiçoes de alimentos.
  • Agua Potável -beber aguá mineral ou filtrada
  • Uma alimentação equilibrada , com alimentos mais  naturais ( se posseivel ) é que encontra cimdiçoes  de comservaçãoes de conservação  


                                                       


Significado da palavra doença



Doença(vem do latim dolentia,podecimento)designa em medicinas e outras ciências da saúde um disturbio das funcões de um orgão,da psiqué. Pode causada por fatores extrernos,como outros organismos(infecção),ou por desfunções ou malfunções internas,como as doenças altoimunes. A patologia e é a ciência que estuda as doenças e procura entedêlas.

   Conceitos de doença

Doença é um conceito comp´lexo e multifacitado.


  •    Conceito do senso comum
  •    Conceito jurídico
  •    Conceito social
  •    Conceito ocional
  •    Conceito profissional
  •    Conceito antropológico

          O "conceito médico" localiza a doença dentro do indivíduo e a define como um fenômeno isolado,com causas biológicas e muitas vezes a ser tratado com medicamentos.  Críticas contra esse conceito foram levantadas por várias ciências sociais. Por isso se fala hoje de um conceito bio-psico-social,ou seja uma doença deve ser vista sob diferentes pontos de vista,de acordo com os diferentes fatores que a influenciam. São:

  •       Fatores biológicos
  •       Fatores  psicológicos 
  •       Fatores  sociouculturais
      

       Algumas doenças 

    
           Tuberculose

 
    A tuberculose  é a principal causa de morte por doença  infecto-contagiosa em  adultos em todo o mundo.


        O que é tuberculose?

     É uma doença contagiosa que ataca os pulmões e é transmitida por uma bactéria chamada bacilo de koch. Tmbém pode atacar outros orgãos como as meninges,a laringe,os rins,a pleura,os gâglos e ossos.


         Quais são os sinais da doença?

    Tosse há mais de três semanas com catarro,febre(geralmente à tarde)emagrecimento,suor noturno,cansaço fácil,dor no peito e escarro com sangue.

         Como se pega a doença?


      Por contaminação de uma pessoa para outra,pela tosse,espirro ou fala. Nem todas as pessoas com tuberculose tranmitem a doença,somente quem tem escarro.


       Todas as pessoas que entram em contato com a bácteria ficam doentes?


     Não depende da imunidade do corpo,que se consegua principalmente com hábitos de vida e alimentação sáudaveis.


       Depois do contágio,quanto tempo leva para a doença aparecer?


     Uma vez infectada a pessoa pode desenvolver tubarculose em qualquer fase da vida. A doença aparece queando o organismo sem imunidade.


        Tuberculose tem cura?


      Sim,com a colaboração das pessoas,que precisa comparecer regurlamente ao médico,tomar os remédios na hora certa e,principalmente,não interromper o tratamento.




    É preciso pagar pelos exames?


       Não.


     Gestantes podem fazer o tratamento?


        Sim.


      Como prevenir a tuberculose?


  •  Com uma alimentação saudavel;
  •  Acompanhamento do serviço de saúde;
  •  Aplicação da vacina BCG em crianças menores de 4 anos;
  •  Encaminhamento das pessoas com suspeita da doença ao posto de saúde mais próximo.  

                             Cólera


       A cólera é uma infecção intestinal aguda de origem bacteriana originada pelo consumo de água ou alimentos contaminados,que se manifesta atraves de diarreias abundantes capazes de causar um grave quadro de desidatração e até a morte do paciente.

                           Causas
    


         O contágio efetua-se pro via oral,através da ingestão de líquidos contaminados ou alimentos que tenham sidos regados ou lavados com águas contaminadas e,em alguns casos raros,através do contacto direto com as mãos mal lavadas de um portador do microorganismo.


                         O médico responde



          Por que é que a produção de uma catástrofe natural  pressupões sempre o perigo de uma afidemia de Cólera?


           Dado que as catástrofes naturais,como os terremotos ou as grandes inundações,danificam significativamente os sistemas de canalização das águas residuais.


                        Prevenção


             A prevenção da Cólera passa,na maioria dos casos,pela maioria das condições higiênicas assegurar que as águas residuais não contaminem o abastecimento de água potável.



                                           HPV



          Como posso fazer a prevençção contra o HPV?




       Hoje a arma mais eficiente contra o HPV é a vacinação.São três doses e o ideal é que as meninas e os meninos sejam vacinados precocemente,isto é,antes do início da atividade sexual.

      Porém a vacinação também é importante para quem já tem vida sexual ativa pois,mesmo tendo contato com um determinado tipo do vírus ou apresentando sinais de doenças,a vacinação é recomendada para proteger contra os demais tipos existentes e contidos na vacina.


                                           O que é HPV?   


       O HPV é um vírus comum que afeta tanto homens quanto mulheres.É considerado a principal doença sexualmente tranmissível (DST) e sua transmição ocore,principalmente,na relação sexual,no contado de pele a pele.Existem mais de 100 tipos de HPV e cerca de 30 tipos afetam area genital.Á maioria dos casos de infecção pela HPV não causa nenhum sintoma e desaparece sem tratamento.Entretanto,em algumas pessoas,o HPV pode se manifestar como verugas genitais ou lesões que,se não tratadas,podem protegir para câncer de colo no útero,vagina e vulva.

  

                   Orientações gerais sobre a vacinação contra o HPV


       A  Prefeitura Municipal de Taboão da Serra,através das Secretarias de  Educações  Saúde,na vanguarda da prevenção em saúde ao implementar a Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).Além de sencibilizar e informar a população sobre os problemas decorrentes da infecção pelo HPV e a importância da vacinação,a campanha tem como objetivo vacinar os alunos (meninas e meninos)5° ano das escolas munipais de Taboão da Serra, mediante prévia autorização dos pais ou responsáveis.  
      Serão 3 doses da vacina aplicada nas escolas,durante o horário escolar, nas seguintes datas:

  • 1ª dose: no período de 10 a 14 de setembro de 2012
  • 2ª dose: no período de 05 a 09 de novembro de 2012
  • 3ª dose: no período de 11 a 15 de março de 2013 

 Para receber cada dose da vacina, o aluno(a) deverá entregar em sua escola, até o dia 31/08 , a autorização dos pais ou responsáveis preenchida e assinada. No dia previsto para a vacinação, deverá ter em suas mãos sua Cartyeira de Vacinação, uma nova carteira será oferecida para o contole das doses possa ser realizado e fique devidamente documentado para necessidades futuras.



                 
                                        O funcionamento do corpo humano

                    Órgãos dos sentidos
                             
                                             A visão

O olho é revestido por três membranas:esclera,coróide e retina.A esclera á camada mais esterna,o que chamanmos de "branco do olho".
 A parte anterior da esclera é construida pela córnea,que é uma membrana curva e transparente por onde passa a luz.
Além da córnea,ha coroide -essa membrana intermediaria apresenta muitos vásos sanguíneos que nutrenm as sélulas oculares.
Na parte anterior da coróide,sob a cónea,encontra-se a íris,que é a parte colorida do  olho.No centro da íria,há uma abertura,a pulpila,por onde a luz entra no olho.A cor da íris depende da quantidade de melania(substância tabém resposávelpela cor da pele)que as pessoas possuem.A quantidade de pigmento e é heredidtária,ou seja,é teterminada pelos genes.
 A região colorida de seus olhos é conhesida como íris.Trata-se de uma delicada musculatura que faz sua pulpila ficar grande ou pequena,de acordo com a quantidade de luz que ela recebe.
                                          Partes internas do olho



                  Cristalino:lente biconvexa coberta por uma menbrana transparente. Situa-se atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina.
                   Córnia:porção transparente da túnica esterna(esclerótica);é sircular no seu contorno e de espessura uniforme.
                   Humor aquoso:fluido  aquoso que se situa entre a córnia e o cristalino,preenchendo a câmara anterior do olho.
                    Humor  vítreo:fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina,preenchendo a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém globo ocular esférico.
                 
                  Estruturas de proteção dos olhos
         O globo apresenta,ainda,anexos:as pálpebras,os cílios,as sombrancelhas ou supercílios,as glândulas lacrimais e os músculos oculares.
         As pálpebras são duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva.
Servem para  proteger  os olhos e espelhar sobre eles o líquido que conhecemos como lágrima.
         As glândulas lagrimais produzem lágrimas continuamente. Esse líquido,espelhado -pelos movimentos das pálpebras,lava e lubrifica o olho.
        
                   Mecânismo da visão
        A imagem transformada em pulsos nervosos,é evtitada a través do nervo ópitico ao cerébro. No cérebro as informações(cor,formo,tamanho e posição)são ''interpretadas" fazendo com que a imagem do objeto em foco seja vista na posição correta.
                  Saúde visual
       Todo mundo tem alguém na família ou pelo menos conhece alguém que usam óculos. Geralmente pensamos logo nos nosso ávos,pois a maioria dos idosos tem dificuldade para enxergar. Mas ao contrário do que se pensa,os probloemas de visão ocorrem infância e adolecência. Pesquisas revelam que 1 em cada 5 crianças e  idade escolar sofrem de problemas visuais e precisam usar óculos. Uma criança não tem como comparar se está enxergando bem ou não e difícilmente vai se queixar,o que pode trazer sérios problemas para o aprendizado e a saúde.
      Os sintomas podem ser: 
  •     Difículdade de leitura
  •     Piscamento
  •     Terçol frequênte
  •     Dores na cabeça
  •      Tonteiras

2 comentários:

  1. Achei o trabalho excelente muito bem pesquisado parabéns a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, ficamos felizes em saber que você gostou da nossa pesquisa. Continue acompanhando nosso blog e veja as novidades.
      Turma do 5º ano B

      Excluir