TURMINHA JOVEM

Essa página será alimentada com os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos do 5º ano B:

  • Juliana
  • Kianny
  • Livia
  • Pedro
  • Pietro
  • João Vitor
  
Pesquisa sobre os animais predominantes na região centro - oeste do Brasil 
Mamíferos carnívoros

Os mamíferos que se alimentam de carne, como felinos, cães selvagens, ursos e focas, são chamados de carnívoros.Alguns caçam e matam presas vivas, como peixes, pássaros, veados ou coelhos,outros alimentam-se principalmente de animais mortos, ou carniça.

 Tamanduá-bandeira

Usa as garras para destruir os ninhos de cupins.ele possui uma língua comprida e pegajosa para comer os insetos.

 Perigo de extinção

No Brasil o tamanduá bandeira encontra-se em perigo de extinção, cujas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se assim muito vulnerável aos predadores, além de que a fêmea não tem um instinto materno muito apurado e algumas vezes abandona sua cria logo nos primeiros dias de vida. Outro grande problema que pode afetá-los é a destruição do seu habitat.




Lobo-guará    

   Seu nome cientifico é Chrysocyon brachyurus. Pertence a família dos canídeos,que tem como membros mais conhecidos o cão e o lobo da Europa e da América do Norte.
                                                                                                                                                                                                                                                        Vive no Brasil e alguns países vizinhos (Peru,Bolívia,Argentina Paraguai),e prefere áreas de campo limpo e cerrado.Tem hábitos crepusculares e noturnos, alimentando-se principalmente de frutas,entre as quais se destacam a lombeira ou fruta do lobo,comum no cerrado.
 

Comem também mamíferos,aves,répteis,insetos, às vezes, invadem galinheiros.Entretanto,nunca atacam o homem e,como afirma o zoólogo Rodolfo Von ihering,em seu dicionário dos animais do Brasil,  é um animal ariscos e covarde.





  
TUIUIÚ






O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento 1,60 de altura, e pesar 8 kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra). A distância do bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.
É uma cegonha; como tal, voa com seu pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças e seus pescoços encolhidos durante o vôo





Vida Em Extinção

O cerrado caracteriza uma vegetação predominante em grande parte do território brasileiro, já chegou a ocupar um quarto de área do país, cobrindo dez estados, hoje restam apenas 20% dessa totalidade. A presença das três bacias hidrográficas, que são as maiores da América do Sul, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata favorecem a biodiversidade da fauna e flora. A partir desses dados, vamos restringir o foco de observação e análise na zoogeografia do cerrado, ou seja , o potencial faunístico desse domínio fantástico que é o cerrado. A seguir veremos uma série de animais que transita nos variados subsistemas do cerrado


Suçuarana (Felis concolor): Peso adulto 60 kg, apresenta-se nos subsistemas de campo, cerrado, cerradão, mata e mata ciliar.

 



Arara Azul
A arara mede cerca de 57 centímetros de comprimento e possui uma plumagem azul, variando em tons pálidos e vividos ao longo do corpo. Pouco se conhece sobre sua ecologia e comportamento na natureza. Sua dieta consiste principalmente de sementes de pinhão-bravo e faveleira. E a nidificação é feita em caraibeiras, em ocos naturais ou feito por pica-paus. O período de reprodução estava associado a época das chuvas.
Em decorrência de corte indiscriminado de árvores da caatinga, aonde restam apenas árvores mais jovens, não tão desenvolvidas e altas, e do tráfico ilegal, a população se reduziu até restar um único indivíduo que desapareceu em 2000/2001. Está seriamente ameaçada de extinção, tendo somente 73 exemplares em cativeiro.
 

    


Macacos

Os macacos são os parentes mais próximos do homem.alguns macacos não tem rabo e as vezes andam sobre duas patas.a maioria vive em árvores e se balançam nos galhos com seus braços e rabos compridos.

Alimentação

Alguns macacos comem frutos, ovos de pássaros e favos de mel, e outros comem cupins.